Menu de Navegação de Páginas

Comida afro-baianas no Mesa de San Miguel

O jantar deste sábado, dia 12 de outubro, às 20h30min, cruza duas linhas de pesquisa do antirrestaurante Mesa de San Miguel: comidas étnica e resgate de receitas de antigo restaurante Sans Souci, que funcionou em Porto Alegre em décadas passadas. O menu Comidas da Terra da Preta Velha traz vatapá de galinha, acaçá, amalá de quiabo com camarões, mungunzá, quindins e torta de abacaxi.

Tais itens podem ser conhecidos como Comidas de Santo, mas para tanto, exigem um ritual próprio das religiões afrobrasileiras. No nosso caso, seguirão as receitas resgatadas do Sans Souci e absorvidas na Bahia, testadas e bem aprovadas pela equipe da casa, que conta com as mãos mágicas da dupla Aline Bonnamain, herdeira dos dons da cozinha do Sans Sousci, e Luiz Roberto Pecoits Targa, mago pesquisador que nos encanta com temperos e boas histórias.  (ambos na foro ao lado)

Não contente em cozinhar, Luiz Targa sempre enriquece os encontros no Mesa de San Miguel com referências, contextualizações e informações preciosas. Pesquisador incasável, ele resgatou aquarelas da poeta Cecília Meireles no livro Batuque, samba e macumba – estudos de gesto e ritmo, que você pode conferir clicando aqui e na página do Antirrestaurante San Miguel no Facebook. Inspiração de luxo para esta noite especial. A figura ao lado comprova!

Os pratos serão escoltados pelo vinho português Régia Colheita Reserva DOC Reguengos, um branco que mistura excelentes castas: Antão Vaz, Arinto, Perrum e Siria. De aspecto brilhante, boa cor, aromas tropicais e ligeiramente especiado, corpo nobre, intenso, com boa fruta, secura equilibrada, final elegante e com boa persistência, características que lhe conferem um toque requintado, evocando os manjares reais de outrora. 

Os brindes de chegada, oferecidos a todos os participantes, serão com o crémant francês Loup Cholet de Bourgogne Brut. Quem quiser levar o seu próprio vinho pode ficar à vontade. O antirrestaurante Mesa de São Miguel não cobra rolha, nem taxa de serviço.

Ainda há tempo de participar, mas corra pois são poucos lugares! Escreva para sanmiguelmesa@outlook.com e você será contatado para receber os dados de pagamento. O endereço e indicações de como chegar serão passados assim que confirmado o depósito. 

O valor por pessoa é de R$ 130, sem bebidas e R$ 170 para o menu harmonizado. O jantar começa pontualmente às 20h30min.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>